IFMT traz o olhar de sua comunidade no Dia Mundial da Fotografia

Publicado por: Reitoria / 19 de Agosto de 2023 às 06:00

“Minha fotografia é resistência da memória”. Araquém Alcântara
“Fotografar é mostrar o que fomos, somos, e como seremos lembrados quando não estivermos mais aqui”. Marly Burack

“Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração”. Henri Cartier-Bresson

Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado no dia 19 de agosto, o IFMT apresenta uma breve coletânea de fotografias realizadas ao longo deste mês por estudantes e servidores dos mais diversos campi tendo como foco as experiências pessoais na instituição.

Esse material foi reunido pelo Departamento de Comunicação (Decom) da Reitoria através da campanha “O seu olhar”.

A ideia inicial de colocar a instituição sob o olhar de sua comunidade, por meio de registros de momentos que traduzissem a missão do IFMT e o seu papel transformador na vida das pessoas foi capturada e revelada pelas lentes e corações de plantão.

“A Campanha 'O seu Olhar' trouxe à tona a ótica exclusiva de cada participante sobre as atividades diárias e os momentos vividos nos campi, que foram revelados nesses registros inspiradores,” avalia a coordenadora, Natália Pavanelli.

Confira, na galeria abaixo, as fotos escolhidas pela comunidade em votação no Instagram do IFMT:

Campanha permanente

Com o objetivo de seguir ampliando esses olhares únicos para que outras pessoas também possam expressar e conhecer um pouco mais daquilo que é realizado dia após dia dentro dos muros das unidades escolares do IFMT, e também fora, quando os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão alcançam a sociedade, o Decom resolveu tornar a campanha “O seu olhar” permanente.

Essa proposta de ação continuada visa, principalmente, fortalecer o senso de pertencimento e participação de cada membro da comunidade por meio de uma cultura de envolvimento e integração.

E a expectativa, neste segundo momento, é que toda a comunidade possa direcionar suas ‘lentes atentas’ para os grandes eventos institucionais que se aproximam: a oitava edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso - 8º JIFMT e o Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – WorkIF 2023.

“A cerimônia de abertura dos jogos neste domingo (19), por exemplo, é um momento lindo de integração dos estudantes pelo esporte que pode se tornar memorável para eles. E o evento todo pode ser palco de belos registros, que constroem, ao mesmo tempo, uma memória pessoal e também institucional” completa Natália.

As seis categorias permanecem as mesmas propstas inicialmente (Trabalho, Educação e Aprendizado; Conhecimento em ação; Esporte, Arte e cultura; Diversidade e inclusão; Estrutura do Campus e Criatividade), norteando a produção do conteúdo.

Depois dos dois eventos, os JIFMT, que serão de 19 a 25 de agosto, e o WorkIF, que acontece no período de 23 a 27 de outubro, será realizada nova divulgação dos registros fotográficos coletados.

A equipe do Decom lembra os participantes que cada foto deve ter resolução mínima de 2MB e ser enviada nos formatos horizontal e vertical.

O formulário de envio já estará disponível a partir deste domingo (19).

Um pouco mais dos registros captados nos campi