IFMT defende o uso da Linguagem Simples para facilitar acesso à informação

Publicado por: Reitoria / 31 de Maio de 2023 às 15:06

Nesta terça-feira (30/05), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ganhou destaque no portal de notícias "Primeira Página" com um artigo que aborda a importância do uso da Linguagem Simples no serviço público, visando tornar a informação mais acessível às pessoas.

A Linguagem Simples é uma técnica de comunicação que busca tornar os textos mais compreensíveis e de fácil acesso. Um texto é considerado simples quando o leitor consegue localizar rapidamente o que procura, compreende imediatamente o conteúdo e utiliza a informação sem dificuldades.

Desde 2021, o IFMT disponibiliza uma Cartilha Orientativa sobre o Uso de Linguagem Simples, direcionada ao contexto do instituto. A comissão responsável pela elaboração da cartilha ressalta a importância de promover uma mudança de mentalidade entre os servidores públicos, para que compreendam que o uso de uma linguagem menos complexa não diminui o valor da linguagem e dos documentos produzidos.

Para saber mais sobre o tema e acessar o artigo completo, clique no link abaixo: