início do conteúdo

Os serviços do Decom

O Departamento de Comunicação Social integra a Diretoria-Executiva e é responsável pela política de comunicação do IFMT, coordenando as ações de comunicação institucional, no âmbito da Reitoria, normatizando e interligando as assessorias de comunicação dos campi do IFMT. (Regimento Geral do IFMT)

Tel: (65) 3616-4177   -   e-mail geral: decom@ifmt.edu.be    Jornalismo: ascom@ifmt.edu.br

Cerimonial 
O serviço de cerimonial confere formalidade e caráter solene aos eventos e destina-se ao atendimento de cerimônias realizadas nos campi do Instituto Federal do Mato Grosso, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais. Seguindo o exemplo de outras IFES, que participam do Fórum dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forcies), o Decom elencou como prioritários os eventos, sendo: colações de grau, inaugurações e posses. Todavia, para auxiliar os organizadores de eventos acadêmicos/técnico-científicos (fóruns, feiras, exposições, encontros, cursos, palestras e workshops) o Decom/RP auxilia na elaboração de Roteiros de Cerimonial. O serviço pode ser solicitado pelo e-mail: decom@ifmt.edu.br, com antecedência mínima de 10 dias.

Consultoria para organização e divulgação de eventos
O Decom possui uma Relações Públicas, destinada ao assessoramento dos campi sobre o planejamento, organização e divulgação de seus eventos. Poderá ser solicitado ao Decom o agendamento de uma reunião para orientar os organizadores de eventos quanto à condução de solenidades de abertura, momentos para apresentações musicais e convites para autoridades. Também há orientação quanto às formas de divulgação (Jornalismo), utilizando os canais de comunicação do IFMT e contato com a imprensa, além de planejamento de material de publicidade institucional (folders, cartazes, etc.). O agendamento pode ser realizado pelo telefone (65) 3616-4177

Manuais
Para auxiliar os campi, o Departamento disponibiliza no site www.decom.ifmt.edu.br > menu Manuais, o Guia de Eventos da Rede Federal, o Guia Básico de Eventos do IFMT e o Manual de uso da marca IFMT.

Jornalismo
Servidores e estudantes do IFMT podem sugerir pautas que, uma vez analisadas pelo Decom, serão ou não publicadas em forma de notícia na página institucional e/ou oferecidas à imprensa. As matérias publicadas na página são produzidas exclusivamente pela Ascom.

Contatos para a imprensa: Caro colega jornalista: o IFMT conta com professores em diversas áreas de atuação que podem ser fontes para suas matérias. Se desejar entrevistar um servidor ou aluno do IFMT, entre em contato pelo e-mail ascom@ifmt.edu.br ou pelo telefone (65) 3616-4177.

Divulgação de eventos, cursos, ações institucionais, editais e projetos
Além das pesquisas, ao Decom divulga outras atividades do IFMT como eventos, cursos, ações institucionais, editais e projetos realizados no Instituto, bem como aqueles que possuem algum tipo de parceria ou apoio de outras instituições. Esse processo ocorre em duas etapas: divulgação prévia, que pode ser feita no Portal IFMT, Informativo e Comunicado IFMT, redes sociais e/ou por meio da imprensa; cobertura do evento durante sua realização, com divulgação nos veículos de comunicação do IFMT e para a imprensa. Para essa divulgação, solicitamos o envio das informações por email com antecedência de 15 dias para que a Assessoria possa avaliar em quais veículos e as formas de divulgação. A cobertura do evento pode ser solicitada, mas a sua realização dependerá de avaliação da equipe de Jornalismo, e ainda a disponibilidade de recursos humanos (fotógrafos e jornalistas), sendo por isso, imprescindível a antecedência no contato.

Atualização do Portal IFMT
O Portal IFMT passou recentemente por uma reformulação do layout, sempre priorizando a divulgação de seletivos, pesquisas, ensino, eventos e editais. Lembramos que, para divulgação nos veículos de comunicação do IFMT, os eventos e ações precisam ter algum envolvimento da instituição, como realização ou apoio.

Atualização do Facebook
Mantidos pelo Decom, o Facebook/IFMT OFICIAL destina-se à divulgação de novidades sobre seletivos, ensino, eventos e pesquisa. As notícias postadas são curtas e objetivas.

O Boletim Eletrônico IFMT
O Boletim Informativo do IFMT tem sua periodicidade semanal e é distribuído nos e-mails de aproximadamente dois mil e quinhentos destinatários (servidores docentes, técnicos). Contém um resumo das principais notícias, eventos e também matérias veiculadas na mídia sobre o IFMT.

Elaboração de peças publicitárias para eventos e reforço de marca
A Publicidade Institucional do IFMT elabora conceitos e peças publicitárias para os campi e para os eventos promovidos pelos mesmos. Com o objetivo de melhorar e tornar mais ágil o atendimento ao público interessado em solicitar a elaboração de material gráfico e eletrônico, o Decom solicita que o contato seja feito com no mínimo 20 dias de antecedência por e-mail.  Após o recebimento do e-mail, o Decom agendará se necessária uma reunião ou fará contato telefônico com o solicitante para definir os detalhes e prazos para a produção e entrega do material.

Equipe

Juliana Michaela Leite Vieira - Jornalista - (65) 3616-4177 / juliana.leite@ifmt.edu.br
Orismeire Lucia Zanelato - Jornalista - (65) 3616-4177 / orismeire.zanelato@ifmt.edu.br
Alexandre Canto Melo - Publicitário - (65) 3616-4196 / alexandre.melo@ifmt.edu.br
Natália Pavanelli - Relações Públicas - (65) 3616-4128/ natalia.ormond@ifmt.edu.br
Móises de Jesus - Diagramador - (65) 3616-4196/ moises.jesus@ifmt.edu.br
Sandrine Robadey Huback - Revisora - (65) 3616-4128/ sandrine.huback@ifmt.edu.br
Saulo Nobre de Souza - Técnico em Audiovisual (65) 3616-4196 / saulo.souza@ifmt.edu.br 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT