IFMT será apoiado pela Uniselva em projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico e institucional

Publicado por: Reitoria / 22 de Novembro de 2017 às 13:22

Os projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico e institucional do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), passarão a contar com o suporte da Fundação Uniselva, entidade de apoio e desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com cerca de 1,7 mil projetos gerenciados em 15 anos de existência.

A portaria nº 68, de 17 de novembro de 2017, publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (21/11), autoriza a Fundação Uniselva a atuar como fundação de apoio ao IFMT, pelo período de cinco anos. Na avaliação do reitor, Willian Silva de Paula, esta será uma parceria promissora para o IFMT e reforça a aliança entre as duas instituições.

“Ter o suporte da Fundação de apoio Uniselva contribuirá para o fortalecimento da nossa pesquisa e extensão, sobretudo em um momento delicado pelo qual passa a educação pública em todo o país. Os projetos futuros de pesquisa e extensão do Instituto Federal serão alavancados, a parceria entre UFMT e IFMT, fruto do fórum das IEs públicas de Mato Grosso, será fortalecida e toda a comunidade acadêmica colherá os frutos desta aliança”, pontuou o reitor Willian.

Como outro benefício, ele destacou a inserção de uma cultura de trabalho por meio da execução de projetos, envolvendo as comunidades interna e externa.

Para a Uniselva, a parceria com o IFMT é de grande importância e demonstra o reconhecimento do trabalho da Fundação junto à UFMT nesses 15 anos. “Certamente será muito profícua, tendo em vista a extensa área de atuação e presença geográfica do Instituto em Mato Grosso. Disponibilizaremos nossa experiência no gerenciamento de projetos para, junto com o IFMT, contribuir na interação e fortalecimento da relação com a sociedade, colaborando para o avanço da pesquisa científica e tecnológica, bem como da inovação”, reforçou o diretor-geral da Uniselva, Cristiano Maciel.

Essa parceria foi construída com base na Portaria Interministerial que permite a uma fundação de apoio registrada e credenciada nos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para apoiar uma Instituição Federal de Ensino Superior, como é o caso da Uniselva, ser autorizada a apoiar outra IFES. E também seguindo a legislação federal sobre as relações entre IFES e de pesquisa científica e tecnológica e fundações de apoio.

Segundo o conselheiro do Conselho Superior (Consup) do IFMT, Ali Veggi, a resolução nº 050, de 27 de julho de 2017, aprovada pelo Consup e da qual ele foi o relator, disciplina o relacionamento do Instituto com a Fundação de apoio, que poderá, por meio de contatos e convênios, gerir e otimizar projetos de extensão, pesquisa, iniciação tecnológica, inovação e de desenvolvimento institucional.

“Hoje temos uma dificuldade na questão da gestão financeira, o dinheiro entra na conta única e vira orçamento. Lá o recurso estará separado, a prestação de contas será feita e uma parte do recurso voltará para a instituição,” detalhou o coordenador. De todos os projetos 5% do valor será destinado ao desenvolvimento institucional, podendo ser gasto, por exemplo, na realização de seminários ou na melhoria de laboratórios.

A ideia, futuramente, é ter um escritório da Uniselva em funcionamento dentro da Reitoria. “Num segundo momento será esclarecido à comunidade acadêmica como se dará essa possibilidade de participação da fundação nos projetos. O papel da Uniselva será o de facilitar a implementação da pesquisa, extensão e da inovação tecnológica trazendo todos os setores da sociedade mais próximos do Instituto”, encerrou Ali.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Uniselva)