IFMT oferta 705 vagas pelo Sisu; MEC anuncia mudança no cronograma

Publicado por: Reitoria / 19 de Janeiro de 2018 às 17:34

O Instituto Federal de Mato Grosso divulga a oferta, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018/1, de 705 vagas em 42 cursos superiores presenciais em 15 Campi (Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, São Vicente - Centro de Referência de Campo Verde, Sorriso e Várzea Grande) e 02 Campi Avançados (Diamantino e Guarantã do Norte). As inscrições deverão ser feitas somente pela internet, no endereço https://sisu.mec.gov.br e são gratuitas. O IFMT publicou o edital nº 001/2018 – Sisu 2018/1, que trata das vagas. Acesse, em anexo, o edital.

Para participar, o estudante deve ter realizado a edição do Enem de 2017 e não pode ter zerado na redação. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado do Enem 2017 foi divulgado na quinta-feira, 18 de janeiro.

Nesse mesmo dia o MEC anunciou mudança no cronograma do Sisu, em que foram antecipadas as datas dos eventos (período de inscrição, resultado da chamada única, matrícula dos candidatos selecionados, prazo para participar da lista de espera, prazo para manifestação de interesse online, divulgação da lista de espera e matrícula dos classificados na lista de espera). Consulte, abaixo, o Edital Retificador nº 01 do Edital 001/2018.

O Sisu ficará disponível aos estudantes do dia 23 de janeiro até as 23h e 59 min (horário de Brasília) do dia 26/01 pelo endereço eletrônico https://sisu.mec.gov.br . Nesse período, o sistema estará aberto no horário oficial de Brasília, de forma ininterrupta.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento. A classificação no processo seletivo do Sisu será efetuada no sistema, com base na última alteração, confirmada pelo candidato. O Sisu disponibilizará, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, o local de oferta, o curso, o turno e a modalidade de concorrência. Essas informações serão atualizadas periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas.

O candidato também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará do número de inscrição do Enem 2017 e da senha cadastrada no exame. Caso tenha perdido esses dados, deverá recuperá-los no site do Enem.

O resultado da chamada única será divulgado em 29 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula no período de 30 de janeiro a 07 de fevereiro. No período de 29 de janeiro a 07 de fevereiro os não selecionados poderão manifestar interesse na lista de espera através do Sisu no endereço eletrônico https://sisu.mec. gov.br.

Após a matrícula da Chamada Única, se houver vagas remanescentes, o IFMT as ofertará aos concorrentes na Lista de Espera. Para participar dela, o candidato deverá manifestar o interesse na vaga através do preenchimento e envio online do formulário disponibilizado pelo IFMT no endereço eletrônico: https://goo.gl/ forms/50A8A60Yz2kcx8qy1, no período de 09 a 15 de fevereiro de 2018.

No dia 16 de fevereiro o IFMT fará a divulgação da Lista de Espera pelo IFMT. E nos dias 19 e 20 está prevista a matrícula dos classificados após manifestação online de interesse.

Marcadores: ifmt_1 sisu