Estudantes de Gestão Pública participam de aula sobre Linguagem Simples

Publicado por: Reitoria / 28 de Março de 2023 às 14:48

Com o objetivo de mostrar a importância da comunicação no setor público para facilitar o acesso à informação e compreensão de todas as pessoas, a revisora de textos do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, Sandrine Huback ministrou, nesta segunda-feira (27), uma aula sobre o uso da Linguagem Simples (LS) para estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Pública do campus Várzea Grande. A aula faz parte da disciplina "Análise Textual e Redação Oficial", ministrada pelo professor Willian de Paula.

A servidora afirma que "como servidores públicos, no nosso cotidiano, lidamos diariamente com situações que demonstram a necessidade de comunicar as coisas de maneira mais simples e acessível; e a Linguagem Simples é o instrumento pelo qual podemos criar uma nova cultura no âmbito da comunicação.”

Sandrine pontua que falar e escrever de modo mais fácil e objetivo gera aproximação com os públicos e facilita os procedimentos internos de uma organização. “Não é difícil perceber porque a LS tem sido tema de pesquisas, cursos e palestras”, observa.

O coordenador do curso de Gestão Pública, Alexandre Moraes, destaca que a Linguagem Simples para um gestor público é fundamental dentro de um sistema de gestão pública, com códigos técnicos das áreas da administração, engenharia, contabilidade, direito, que são de difícil compreensão.

"Quando um gestor público faz o uso dessa ferramenta poderosa da comunicação que é a Linguagem Simples, ele aproxima o cidadão do serviço público, principalmente da compreensão do serviço que está sendo entregue, e também a eficiência e a importância daquele serviço”, explica.

A revisora ressalta que essa temática deve estar presente na formação acadêmica e profissional de pessoas que futuramente atuarão, direta ou indiretamente, no serviço público.

"As instituições precisam estar mais próximas dos cidadãos e atuando de forma cada vez mais transparente. Ter um espaço de diálogo como este, com estudantes e servidores, é uma das etapas da construção dessa nova realidade, possível e necessária”, finaliza.

Política de Comunicação do IFMT e Cartilha sobre uso de Linguagem Simples (LS)

Lançada no dia 28 de fevereiro de 2023, a Política de Comunicação do IFMT é o mais recente fruto do trabalho de quase 11 meses dos comunicadores da instituição, sob coordenação do consultor, jornalista e professor sênior da Universidade de São Paulo (USP), Wilson Bueno. Dividida em 13 sessões, é um conjunto de diretrizes, posturas, ações, estratégias e produtos de comunicação que objetivam orientar e promover, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento do Instituto com os seus diversos públicos - alunos, servidores e toda a sociedade, contribuindo para a consolidação da imagem da instituição. Já a Cartilha Orientativa sobre o Uso de Linguagem Simples (LS) no Contexto do IFMT foi lançada em março de 2021 e é resultado de um trabalho de quatro meses realizado por um grupo de servidores das áreas de Comunicação e Linguagens.

Leia a Cartilha de LS e a Política de Comunicação nos anexos abaixo.