Colégio de dirigentes do IFMT discute parcerias com Fundação Uniselva

Publicado por: Reitoria / 19 de Dezembro de 2017 às 17:18

Um dos assuntos tratados na última reunião do Colégio de Dirigentes do IFMT deste ano foi a concretização da parceria com a Fundação de Apoio Uniselva. O diretor geral Cristiano Maciel apresentou ao reitor Willian de Paula e aos diretores de campi algumas possibilidades de ação, com base em experiências que vem sendo desenvolvidas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A reunião aconteceu na sexta-feira (15), no auditório da Reitoria.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Wander de Barros, lembrou que a parceria com a Uniselva visa estabelecer novas fontes de pesquisa e extensão para a comunidade acadêmica do IFMT, “suprindo a lacuna deixada pela escassez de recursos da Lei Orçamentária Anual (Loa) e possibilitando a busca de recursos via fundações de pesquisa, agências de fomento, prefeituras e organizações não governamentais (ONGs)”.

Após a assinatura do convênio, em novembro, o IFMT está em fase de legitimar esse processo que facilitará a relação com a iniciativa privada. “Todas as portarias, as etapas necessárias para cada projeto, cada especificidade do convênio serão conduzidas pelas pró-reitorias de pesquisa, extensão, de ensino e de desenvolvimento institucional. Em 2018 iniciaremos os trabalhos de criar as instruções normativas para balizar e ratificar as ações via Uniselva”, explicou Wander.

O diretor-geral da Fundação Uniselva, Cristiano Maciel, apresentou aos diretores-gerais projetos de pesquisa, extensão, inovação, capacitação e desenvolvimento institucional que podem ser executados nos próximos anos. “Passamos ao estágio de desenvolvimento de projetos a serem geridos financeiramente pela Fundação. Aproveitando as presenças dos representantes de todos os campi trouxemos alguns exemplos de convênios e contratos que a fundação gerencia, para que os professores possam ter ideias das possibilidades de captação”, explicou.

A capilaridade do Instituto Federal, com seus 19 campi presentes em municípios de diversas regiões do estado, foi apontada pelo diretor como favorável à realização de parcerias e com potencial a ser explorado. “Agora o IF entra em uma perspectiva muito positiva de tentar prospectar possibilidades de projetos em todos os campi e identificar o que pode gerar parcerias promissoras com os municípios, que demandam capacitação, projetos de pesquisa para melhorar a infraestrutura. Esse pode ser um nicho importante”, sugeriu Cristiano.

As áreas em que só o Instituto Federal atua também representam potenciais para atuação. “Há uma série de possibilidades que se abrem para gerenciamento de projetos em parceria entre o IF e a Uniselva”. Na avaliação de Cristiano essas iniciativas são meios de todo o conhecimento gerado pelo Instituto chegar à comunidade.

“Veremos como levar à sociedade os projetos com a fundação, como cursos de idiomas, parcerias envolvendo o curso de Secretariado Executivo, a oferta de elaboração de concursos para órgãos governamentais. As possibilidades virão das demandas dos municípios e das áreas de expertise do instituto junto com a iniciativa privada e outros órgãos públicos para pesquisa”, finalizou.