Reitor e Secretário de Agricultura Familiar de MT alinham parcerias para 2018

Publicado por: Reitoria / 13 de Dezembro de 2017 às 14:24

O reitor do IFMT, Willian de Paula recebeu, na terça-feira (12), o secretário estadual de agricultura familiar, Suelme Fernandes, acompanhado do secretário de agricultura de Campo Verde, Gessy Ventura, e do gerente de agricultura familiar daquele município, José Aparecido de Lima, para tratar de parcerias a serem firmadas em 2018.

Inicialmente será feita uma cooperação técnica entre o Instituto e a secretaria, que possibilitará uma política de estágio para a realização de um projeto-piloto de mapeamento da agricultura familiar no município de Campo Verde, por meio de um diagnóstico sócio-produtivo a ser feito pelos alunos da instituição.

“Firmamos uma parceria histórica, que trará muitos resultados positivos e para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem do IFMT e para o futuro da agricultura familiar em todo o estado”, comemorou o secretário Suelme.

Foi definida uma agenda de ações a serem realizadas entre as duas instituições, que vai envolver uma política de extensão rural, os mercados institucionais, os editais de compras públicas para alimentação dos alunos, que serão lançados para o próximo ano, e a integração das informações da agricultura familiar para atender as agroindústrias do IFMT Campus São Vicente e intensificar as ações em benefício e apoio à agricultura familiar.

Outras ações conjuntas serão a participação do IFMT nas políticas de capacitação das cadeias produtivas que a secretaria desenvolve, em parceria com a Embrapa e a Empaer, a integração com os pesquisadores do IF interessados nas cadeias e a participação no Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e no grupo gestor que está buscando recursos internacionais para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas da agricultura familiar.

“Esperamos que a parceria, que já existe, seja formalizada para que haja uma compra voltada para a agricultura familiar. Existe uma demanda hoje de 30% exigidos para a compra. Havia três anos a tentativa de fechar essa compra e este foi o 1º ano que conseguimos fechar esse contrato”, afirmou o assistente administrativo e membro da comissão de compras voltada à agricultura familiar do IFMT, Alex Soares Gomes.

O gerente de agricultura familiar em Campo Verde, José Aparecido de Lima, considerou o levantamento de suma importância para o município, que tem cerca de 1800 pequenas propriedades e assentamento e enfrenta problemas na logística de produção, transporte e comercialização dos produtos.

“O objetivo é traçar um perfil completo das famílias na parte produtiva, comercial e social para desenvolver políticas que atendam essas comunidades. O formulário vai ajudar a nortear as ações nas secretarias municipal e estadual e poderá ser um modelo para outros municípios. Ele terá informações que facilitarão a elaboração de um plano de trabalho para melhor execução das tarefas, agregar valor à agricultura familiar e ampliar a renda de cada pequeno produtor”, explicou.