CEC faz entrega ao reitor de relatório final do processo eleitoral 2020

Publicado por: Reitoria / 15 de Dezembro de 2020 às 16:12

O reitor e presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Mato Grosso, Willian Silva de Paula recebeu, na tarde desta terça-feira (15), dos membros da Comissão Eleitoral Central (CEC), e do diretor da Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação (DSTI) e presidente da Comissão Técnica, Rafael Bezerra Scarseli o relatório final do processo de eleição para reitor e diretores(as)-gerais dos Campi e Campi Avançados da instituição. A entrega foi no auditório da Reitoria.

“Recebo e reconheço o trabalho realizado com ética, comprometimento e dedicação pela comissão durante todo o período em que a instituição esteve envolvida com esse pleito. Os segmentos representados na comissão central demonstraram envolvimento com o nosso instituto e, para que esse trabalho tenha tido êxito, também reconheço o papel das comissões eleitorais locais nesse momento democrático, em que cada membro realizou um trabalho de forma íntegra, correta e limpa”, pontuou o reitor.

Na avaliação do presidente da CEC, Ivo da Silva, os trabalhos e todo o processo foram concluídos dentro do previsto no Cronograma do Regulamento Eleitoral, tendo sido cumpridas as atribuições da CEC estabelecidas no Decreto 6986/2009 e no Regulamento.

“O apoio e a dedicação, mesmo na pandemia, de todos os membros das comissões eleitorais de cada campus e campus Avançado do IFMT, dos membros da Comissão Técnica, Comissões de apoio ao debate e da Ascom/RTR garantiram a seriedade e fluidez dos trabalhos da comissão”, salientou Ivo.

O presidente também destacou a mobilização da força tarefa da comunidade, em especial dos coordenadores de cursos, Secretário/Coordenadores de Registro escolar, que permitiu alcançar quase 12 mil alunos com acesso ao SUAP, resultado que contribuirá com outras ações da instituição.

“Tivemos um debate organizado, respeitando todos os cuidados exigidos durante a pandemia e capaz de produzir e reverberar conteúdos sólidos e posições dos candidatos, que deram subsídio para o eleitor decidir o seu voto. As propostas dos Planos de Gestão dos candidatos também foram bem organizadas e consistentes”, observou.

Plataforma Helios Voting - A CEC aprovou o voto eletrônico através do sistema Helios Voting. A segurança e a credibilidade da plataforma deram confiança ao colégio eleitoral, com destaque ao parecer favorável ao uso do sistema pelo MEC/SETEC, MPF/MT, Procurador-Chefe-Federal junto ao IFMT, Comitê de Governança Digital do IFMT, da DTI/Reitoria e dos auditores dos candidatos a reitor.

“Quase 100% dos servidores votaram. Portanto, o voto eletrônico e o sistema Helios Voting estão aprovados na nossa instituição. O resultado final saiu 3h após o término da votação, reduzindo custos com estrutura física e de pessoal, além do desgaste físico de uma eleição presencial”.

Finalmente, o presidente ressaltou o papel pedagógico da CEC e das CELs, de não interferir no processo e dar visibilidade aos candidatos e ao colégio eleitoral, aplicando o Regulamento de consulta, sem precisar tomar medidas que pudessem interferir no resultado da votação.

Marcadores: ifmt_1